Covid19EspanhaViagens Visita às Ilhas Cíes

Setembro 15, 2020

Pois é! Voltamos de um fim-de-semana excitante na Galiza e levámos clientes connosco! A StatusViagens foi aproveitar uma promoção no Eurostars Mar de Vigo de 2 noite com pequeno-almoço e visita às Ilhas Cíes e vai-lhe contar tudo neste artigo.

As ilhas Cíes e toda esta zona de Espanha (Vigo, Sanxenxo, Baiona entre outras cidades) são uma boa opção para uma escapadela de fim-de-semana, para quem reside no norte litoral de Portugal. A cerca de 2h do Porto e  menos de 1h30 de Viana do Castelo, nesta ilha vai encontrar o sossego de uma floresta protegida que encontra a areia e o mar, no meio das águas frias do atlântico.

Em Vigo, conseguimos aproveitar o dia de sábado com sol, praia, mar e muito calor! A praia escolhida foi a Praia de Samil, onde as vistas para as Ilhas Cíes nos foram instigando mais a curiosidade para o dia seguinte. Já no Eurostars Mar de Vigo, a noite foi relaxante e revitalizadora. O hotel de traços contemporâneos, mostrou estar a cumprir todos os procedimentos de prevenção contra a Covid-19. Por exemplo, o pequeno-almoço era assistido por um empregado de mesa e não em buffet como era habitual. Cada cliente escolhe em menu o que quer tomar e depois aguarda pelo seu pequeno-almoço numa zona dedicada só para o levantamento. O pequeno-almoço estava excecional e contribuiu para começar o dia perfeito de visita às Ilhas Cíes.

As ilhas Cíes foram declaradas em 1980 Parque Natural com o objectivo de preservar, conservar e regenerar este espaço natural. Já em 2002, foi criado o Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza, formado pela Ilha de Ons, Cíes, Sálvora e Cortegada, com o intuito de tornar possível um uso público compatível com a conservação da natureza. Derivado disso, o público só pode visitar a ilha todos os dias nos meses de Julho a Setembro e apenas aos fins-de-semana nos meses de Maio e Outubro.

Para visitar a ilha, precisa de autorização da Junta da Galiza. É uma forma de medirem e controlarem o número de pessoas que passam pela ilha. As autorizações são diferentes caso queira passar o dia ou dormir no parque de campismo. Para comprar o bilhete de barco irá necessitar do número de pré-reserva que está nessa autorização.

Existem várias companhias a operar para a ilha e o preço de ida e volta normalmente ronda os 17,50€. Nós fomos no barco Mar de Ons e partimos do porto de Vigo às 10h15 e regressamos no barco às 19h15.

Chegados à Ilha o fascínio com as areias brancas e as águas azuis límpidas prendem logo o olhar. Se vai passar apenas o dia como nós, planeie bem o que pretende visitar. Aqui nós vamos contar apenas a nossa experiência.

Mal saímos do barco fizemos um reconhecimento do local. Não existem mapas em papel pelo Covid, mas mapa através de QRCode que identificam os trilhos principais e as praias, escolhemos a praia de Rodas para ‘torrar’ um pouco ao sol. A praia de Rodas é a que têm a extensão maior de areal e normalmente a que é escolhida pelas famílias. Rodeada pela vegetação tropical da ilha, o encontro com a água pode ser enganador. Muito fria, mas ainda assim possível de fazermos muitos mergulhos.

À hora do almoço escolhemos um dos 3 restaurantes da ilha. Confessamos que a experiência não foi nada de especial…na verdade, a maioria das pessoas preferia levar o próprio almoço e lanchinhos, para ir comendo durante o dia. Havia até quem levasse cadeiras de praia! As autoridades permitem-no mas não se esqueça que depois deve sempre manter o local limpo e intacto como o encontrou!

Depois do almoço fizemos um trilho. O trilho verde, têm cerca de 5,2km e demora apenas ida e volta, 2horas. O percurso termina no farol da ilha numa das extremidades da ilha.

Depois do passeio deu tempo para explorar mais praias e descansarmos plenamente.

Adoramos o dia e aconselhamos toda a gente a aventurar-se um fim-de-semana nesta magnifica ilha. Diga-nos…já conhece as Ilhas Cíes? Partilhe connosco a sua experiência! E se ainda não conhece, não perca tempo e entre em contacto connosco para marcar a sua visita…antes que o Verão acabe!